Ansiedade, Sofrimento e a Dor (paret 2)


Atente para isto: da mesma maneira como o homem nasce e morre naturalmente, desde que existe humanidade decaída, também vemos que o sofrimento percorre a história do homem desde a sua queda .
O que eu estou dizendo é que o sofrimento é algo inevitável ? Seria isso ?
Sim, é exatamente isso .
O sofrimento é algo inevitável na vida do ser humano, pois o Senhor Jesus afirma categoricamente : No mundo tereis aflições...mas tendes bom ânimo, eu venci o mundo! (João 16:33).

O apóstolo Pedro também nos fala em sua 1 Carta 4:12 : Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinados a provar-vos; como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo...

Portanto meus amados, você pode lutar com todas as suas forças para tentar não sofrer, mas você entenderá no final, que o sofrimento faz parte da sua vida há muito tempo.

Mas então não há esperança ? Terei que sofrer na minha vida ? você pode estar perguntando!

Bom, eu não disse que não há esperança. Estou dizendo que o sofrimento faz parte da vida diária das pessoas, porém existe esperança sim, pois o próprio Senhor Jesus nos exorta: tendes bom ânimo!!

Na verdade o ser humano luta sempre contra o sofrimento e ele pode sair vitorioso nessa luta.

Para que enfrentemos o sofrimento e sejamos vitoriosos é necessário em primeiro lugar nascer de novo!
Se você já é um cristão verdadeiro você já sabe o que é nascer de novo!

Nascer de novo é passar pelo arrependimento, é examinar o seu interior, seus pensamentos, seus desejos, suas ações, suas intenções, e descobrir quanto mal há em você!
Examine-se! Veja os pensamentos errados, os desejos impuros, o ódio muitas vezes, o desejo de vingança, as mentiras, ainda que pequenas, as coisas escondidas, muitas coisas que se as pessoas soubessem, nós ficaríamos grandemente envergonhados!

As pessoas não sabem, mas Deus sabe e vê todas as coisas!

Então é preciso arrepender-se dos seus pecados e pedir perdão à Cristo para receber dele uma nova vida; a vida que o homem tinha antes de desobedecer a Deus e cair no jardim do Éden.

Esta é a primeira condição e a condição básica para enfrentar e vencer o sofrimento. Arrepender-se e crer que o Senhor Jesus é capaz de perdoar e limpar os seus pecados, pois lavou-os com seu sangue na cruz!

É necessário nascer de novo para que você possa ter autoridade sobre o maligno e vencê-lo pois vemos em  Tiago 4:7: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós “.
Somente podemos resistir ao diabo se nos tornarmos filhos de Deus, através do arrependimento dos nossos pecados e pela fé em Cristo Jesus.

Gálatas 3:26 “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus. 27 Pois todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes”.

Ora, quem está revestido de Cristo sempre vence o maligno.
O que é ser revestido de Cristo?
É conhecê-lo, ter comunhão com ele, desejar obedecer a sua palavra, ter um relacionamento íntimo com o Senhor através da oração  e da leitura  diária da sua palavra .
Portanto revesti-vos de Cristo e o diabo será derrotado em vossa vida, e os sofrimentos que o diabo tenta trazer para a sua vida não acontecerá, pois estás revestido do poder e da autoridade do filho de Deus. (Lucas 10:19) “ Eis que vos dou autoridade...sobre todo poder do maligno e nada vos causará dano”

Também se você nasceu de novo,  você crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus e como conseqüência disso você também receberá nova vida em Jesus Cristo: em João 10:10 Ele nos diz “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir, eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Se você agora é de Cristo, você receberá de Cristo nova vida, vida abundante, vida restaurada, vida eterna. É promessa Dele!

Bom, tendo vencido o maligno, temos ainda o sofrimento causado pelos nossos próprios erros e também pelos erros das pessoas que estão ao nosso redor.

Em Oséias 4:6, lemos o seguinte: “ O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento...”

Às vezes sofremos por não conhecermos o Deus que temos, por não sabermos do seu poder, do seu amor, da sua proteção e das suas promessas.
Se você agora é filho de Deus, é necessário que você conheça quem é o seu Pai, o que ele é, o que ele pode e o que ele tem para você.

O apóstolo Paulo nos ensina em Romanos 12: 2, “e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável  e perfeita vontade de Deus”.

Paulo fala de experimentar a vontade de Deus, pois ela é boa, perfeita e agradável para as nossas vidas..
Você tem experimentado a vontade de Deus ?
Experimentar exige conhecê-la, vivê-la, cumpri-la, envolver-se com ela, entendê-la, apossar-se dela, confiar nela.
Experimentar é muito mais do que conhecer, é fundir-se com ela.
É ser controlado pela vontade de Deus, é ser dirigido por ela, é andar com ela, dia e noite, em todo momento e em todos os lugares!

Então você começará a perceber que o sofrimento tornou-se quase nada na sua vida, porque a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável para você.

Você começa a sentir  que ela é boa para você, você é dirigido por ela, ela é perfeita, você anda nela e com ela, e ela é agradável, pois você vai começar a se alegrar por vivê-la e por compartilhá-la com as pessoas que você encontra..

Quem está vivendo assim, não sente  o mesmo o sofrimento de  quem está no mundo, por que já não anda por vistas, mas anda pela fé, anda mediante as promessas de Deus.
O sofrimento normalmente está dentro de nós, não está fora de nós, está em nossa mente e em nosso coração...
Você olha para as pessoas e não vê o sofrimento delas...
Então a solução tem que acontecer de dentro para fora!

Quando o seu interior começa a ser restaurado pela Palavra de Deus, então o sofrimento começa a sair do seu coração... e a palavra nos ensina que o coração alegre aformoseia o rosto!! Você vai ficar até uma pessoa mais bonita !!! mais agradável, mais sociável...

Descansa no Senhor e espera Nele..(salmo 37;7)
Ele é fiel, Ele nos ajuda, Ele nos guarda, Ele nos consola, Ele nos abençoa, Ele nos faz prosperar, Ele nos livra de todos os nossos inimigos, Ele nos livra do mal, Ele nos livra das tribulações, Ele é socorro bem presente na hora da angustia, Ele é nosso escudo e fortaleza, Ele sacia a nossa alma de bens...

Quantas promessas maravilhosas!! E elas se cumprem na vida daqueles que confiam em Deus!

E o sofrimento, bem, quase não nos lembramos mais dele, pois nos alegramos no Senhor, confiamos no Senhor e esperamos Nele.
O Senhor é tão presente em nossa vida, que o sofrimento tornou-se algo secundário, pois sabemos que é passageiro, pois o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (salmo 30:5).
Essa noite pode ser curta ou longa, mas com certeza o dia vai amanhecer!
Agora ando de fé em fé, de graça em graça, de vitória em vitória!

Existe uma esperança. Ela está em Cristo. Busque-o e Ele se deixará achar, encontre-o e você viverá a vida abundante que ele nos promete e nos dá.
Lemos em Jeremias 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Lembre-se que Ele levou sobre si as nossas dores! O castigo que nos trás a paz estava sobre Ele!

Se você leva uma vida com Deus  “ mais ou menos”, como costumo dizer daqueles que só o procuram na dor ou na dificuldade, então dificilmente você provará a vida abundante que Ele tem preparado para os seus!

Se porém, você buscá-lo intensamente, com coração humilde e sincero, Ele vai transformar o seu sofrimento em alegria contagiante, em paz e serenidade, e em confiança, para enfrentar qualquer dificuldade que tiver que passar .

O Senhor Jesus quando teve que passar pelo grande sofrimento da cruz, buscou a Deus intensamente no Getsêmani. Ele sempre buscou o Pai em oração para passar pelo sofrimento enquanto esteve aqui... Sempre teve comunhão com Deus, por isso Ele não falhou, apesar de tudo que passou!!

Deus usa o sofrimento para crescermos na fé e para o buscarmos de todo o nosso coração.
Os que aprendem isso, e o buscam, saem mais rapidamente dos sofrimentos pelos quais passam na vida e se tornam pessoas mais fortes, maduras e equilibradas, pois sabem que a sua força está naquele que pode todas as coisas!

Ore comigo: Senhor amado, em nome do teu filho Jesus, quero pedir que os teus ouvidos estejam abertos  à minha oração.
Arrependo-me dos meus pecados Senhor e te peço perdão!
Quero aprender a tua Palavra e a tua vontade cada dia mais. Ensina-me a andar nos teus caminhos e a colocar em prática na minha vida os teus mandamentos! Firma os meus passos nas tuas veredas e a minha vontade esteja presa aos teus conselhos!
Capacita-me para resistir ao maligno e ajuda-me a entender os meus sofrimentos!
Derrama sobre mim o teu Santo Espírito e as tuas bênçãos se manifestem na minha vida por onde eu andar. Em  nome de Jesus! Amém!


Autor: Pr Rogério
http://www.evangelhopleno.com.br
Previous
Next Post »
Postar um comentário
Thanks for your comment